WhatsApp

Controle de acesso de catracas

 

O que são catracas ?

 

Catracas para controle de acesso consiste equipamento projetado para controlar a entrada e saída de pessoas em edifícios, academias, centros comerciais entre outros lugares se adaptando a qualquer ambiente. O controle por catracas permite o acesso apenas de um pessoa por vez, fazendo assim um controle rigoroso de quem esta autorizado ou não a poder entrar no ambiente. Outra vantagem que essa solução trás é organizar a entrada de pessoas evitando aglomerações. Além disso é possível saber quantas pessoas estão em acessam o local.

 

Quais são os tipos de catraca?

 

conheça alguns modelos:


Catracas Pedestais

 

A catraca Pedestal é uma barreira com três braços com a melhor relação entre custo e benefício do mercado. Por ter o seu tamanho reduzido podendo ser instaladas em ambientes públicos com pouco espaço disponível para instalação.

Fluxo de pessoas por minuto: 20 a 25


Catracas Gabinetes


A catraca Gabinete ao contrário da catraca pedestal, é excelente para ambientes onde haja grande passagem de pessoas, foi desenvolvida para acelerar o alto fluxo de acesso, enquanto identifica uma pessoa a outra já está passando pelos braços giratórios evitando a formação de filas.

Fluxo de pessoas por minuto: 20 a 25


Catracas para Acessibilidade

 

A Catracas para Acessibilidade foi projetado para cadeirantes e é baseado nas normas que atendem às exigências de fácil acessibilidade das pessoas com deficiência em locais públicos ou privados

Fluxo de pessoas por minuto: 20 a 25


Catraca Bloqueio com Barreira de Vidro


A Catraca Bloqueio com Barreira de Vidro é uma barreira fisica que não exigi contato do usuário com o equipamento, trazendo maior conforto. A catraca torna o ambiente controlado ainda mais seguro, pois possui sistema antifraude que detecta a tentativa de entrada do usuário carona ou a entrada pelo lado contrário. Também possui sistema de detecção de movimentação, o que garante segurança máxima na passagem do usuário.

Fluxo de pessoas por minuto: 20 a 25

Como funciona uma catraca eletrônica?

 

  1. O usuário apresenta o cartão ou a impressão digital para fazer sua identificação;
  2. A catraca avalia as permissões deste usuário, levando em conta o horário e o local de acesso;
  3. Caso o acesso seja permitido, o braço da catraca é liberado permitindo a passagem da pessoa;
  4. Toda a operação é registrada na memória da catraca;
  5. É possível coletar os dados registrados para a elaboração de diversos relatórios.

 

Por que usar catracas eletrônicas?

 

Qualquer empresa que precise controlar o fluxo de acessos em suas instalações pode se beneficiar com o uso de catracas de acesso. Destacamos o avanço no número de implantações de portarias com catracas em indústrias, condomínios empresariais e residenciais, prédios públicos, hospitais e escolas, entre outros.

 

Uma aplicação bastante comum atualmente é a catraca para academia, que consegue garantir que somente clientes matriculados e em dia com exames e pagamentos possam ter acesso as instalações da academia. Esse é um exemplo de aplicação onde as catracas são fundamentais para manter a rentabilidade do negócio. Nesse caso as catracas são instaladas nas portas de acesso à academia e os usuários se identificam no momento da entrada através de cartões, digitando uma senha ou no caso de uma catraca biométrica, pela impressão digital. O sistema verifica se o aluno está liberado para acesso na academia, podendo avaliar critérios como horário de acesso dentro do contratado, mensalidades, exame médico em dia e libera ou não a entrada do aluno.

 

Desde a publicação da Portaria 1510 do Ministério do Trabalho e Emprego, que determina que o relógio de ponto não pode restringir os horários da marcação de ponto, o uso de catracas no controle de acesso também se intensificou para garantir que os colaboradores cumpram as jornadas de trabalho previamente estabelecidas.

 

As catracas eletrônicas também são utilizadas em estádios, arenas e casas de show para o controle de acesso a eventos tais como jogos de futebol, shows ou qualquer outro onde o acesso deve ser restrito e controlado.

 

Seja devido à crescente preocupação com segurança ou mesmo a necessidade de obter informações sobre os acessos, o uso de catracas tem aumentando em todos os segmentos de mercado nos últimos anos.